Home

TRABALHAR CANSA

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Ficção, cor, 35mm, 99min, SP, 2011
Elenco: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Marina Flores, Lilian Blanc, Gilda Nomacce, Hugo Villavicenzio, Thiago Carreira, Clarissa Kiste, Ana Petta, Eduardo Gomes, Daniela Smith, Thaís Rangel, Luis Serra, Eliana Teruel, Ney Piacentini, Antonio Januzelli e Lucélia Machiaveli.

DATA E
LOCAL DE EXIBIÇÃO

28 de setembro/2011
20h30
TEATRO DE SOBRADINHO, CINEMARK TAGUATINGA SHOPPING e TEATRO NEWTON ROSSI (Ceilândia)

20h30 e 22h40

CINE BRASÍLIA

29 de setembro/2011
17h30 e 20h30

CCBB - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

SINOPSE

A jovem dona-de-casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abrir seu primeiro empreendimento: um minimercado. Ela contrata a empregada doméstica Paula para tomar conta das tarefas do lar e de Vanessa, sua filha. Quando seu marido Otávio perde o emprego como gerente em uma grande corporação, as relações pessoais e de trabalho entre os três personagens sofrem uma inversão inesperada, ao mesmo tempo em que ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.

CRÉDITOS

Produção: Maria Ionescu e Sara Silveira/Dezenove Som e Imagens

Produção Executiva: Maria Ionescu

Distribuição: Polifilmes

Assessoria de Imprensa: Margarida Oliveira - F&M ProCultura

Roteiro e Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra

Fotografia: Matheus Rocha

Montagem: Caetano Gotardo

Som: Gabriela Cunha (som direto), Daniel Turini e Fernando Henna (edição de som), Paulo Gama (mixagem)

Direção de Produção: Ronald Kashima

Direção de arte: Fernando Zuccolotto

Cenografia: Luana Demange

Figurino: Graciela Martins

Trilha sonora: Rafael Cavalcanti

Música original: Rafael Cavalcanti

 

DIRETOR

Juliana Rojas e Marco Dutra
Trabalhar Cansa
é o primeiro longa dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, realizadores dos curtas As sombras, O lençol branco e Um ramo. Os dois últimos foram exibidos no Festival de Cannes, e Um ramo foi premiado no mesmo festival como o melhor curta da Semana da Crítica. Juliana e Marco são integrantes do coletivo Filmes do Caixote, de jovens realizadores de São Paulo e do Rio de Janeiro que produzem em colaboração constante. Trabalhar Cansa é resultado de uma parceria de mais de dez anos. Desde o primeiro ano do curso de Cinema da USP, os diretores trabalharam juntos na produção de diversos filmes. Os projetos sempre estiveram focados no universo familiar, contando histórias que traziam personagens femininas isoladas no ambiente doméstico, e flertavam com o horror e a ficção científica. Agora, os diretores buscam aprofundar este olhar, narrando uma história com toques macabros sobre como o emprego - ou a falta dele - pode afetar as relações familiares e pessoais. O projeto foi finalista do prêmio Sundance/NHK e participou de oficinas e mercados ao redor do mundo. Trabalhar cansa fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes em 2011, na mostra Un Certain Regard. Atualmente, Juliana e Marco preparam seu novo longa: As boas maneiras.