HOME

23 set/2011

Acessibilidade no Festival de Cinema

Deficientes visuais e auditivos vão poder compreender melhor os filmes da Mostra Competitiva do 44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO. Todas as projeções do Cine Brasília virão acompanhadas de gravações especiais para cegos, com a descrição detalhada das cenas exibidas na tela, e de legendagem eletrônica fora da tela, para os surdos.
Pelos fones de ouvido, que poderão ser retirados gratuitamente na entrada do cinema, os portadores de deficiência visual ouvirão, ao longo da projeção, detalhes das cenas sem fala dos atores. "Pessoas cegas e com baixa visão, vão dispor de elementos visuais que poderão ajudar na compreensão. Dessa forma, eles poderão construir seus conceitos, ampliar seus interesses e desenvolver sua autonomia cultural", salienta Dolores Tomé, coordenadora do Projeto de Acessibilidade do Festival.
Os deficientes visuais poderão também participar do júri popular, votando com uma cédula adaptada. Além disso, com o voto exclusivo dos cegos serão premiados um longa, um curta e uma animação, que receberão o Troféu Vaga-Lume.
Já a legendagem eletrônica fora da tela para deficientes auditivos se diferencia das legendas para filmes estrangeiros, em que apenas são reproduzidas as falas dos atores. Nesse recurso especial, são descritos outros sons utilizados no filme, como música e efeitos sonoros.
__________________________________________________________________________
44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Realização: Secretaria de Estado de Cultura do DF
Patrocínio: Petrobras, Oi e Terracap
Apoio: BRB, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Caesb, Oi Futuro, MinC/Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Câmara Legislativa do Distrito Federal
Apoio Cultural: TV Brasil, Canal Brasil, Revista Cinema, Cinemark, SESC, Teatro de Sobradinho, ITS - Instituto Terceiro Setor


Contato:
44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal
Setor Cultural Norte - Via N2 - Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro
CEP 71040 - 905 - Brasília - DF Tel: 61-3325 7777 e 3325 6226
festivaldebrasilia@gmail.comcinema@sc.df.gov.br


Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 - Roberta Timponi: 9211. 1414
Kakau Teixeira: 9216. 1874
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br

Ver Todas as Notícias