PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

notícias

07/08/2012

Fórum de Defesa e Promoção do Cinema Infantil Brasileiro

Em debate realizado em 2011, durante o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o desenhista, escritor, chargista, dramaturgo Ziraldo fez uma afirmação categórica: o cinema infantil no Brasil não reflete a força da literatura infantil no País. E é justamente para promover a aproximação entre estas duas artes, colocando na mesma mesa escritores e cineastas, produtores e articulares culturais, que foi criado o Fórum de Defesa e Promoção do Cinema Infantil Brasileiro. Marcado para ocorrer no dia 18, das 14 às 18h, no Salão Caxambu do Kubitschek Plaza Hotel, e no dia 19, das 10 às 12h, no Salão Leopoldina do mesmo hotel, o encontro vai reunir o próprio Ziraldo, a atriz Carla Camurati (diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil), a consultora de projetos culturais Carla Esmeralda (parceira de Camurati no Festival de Cinema Infantil), o produtor cultural Nilson Rodrigues, o cineasta Pedro Rovai, o produtor cinematográfico Diler Trindade, o comediante Renato Aragão, Luiza Lins (diretora geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) e a curadora Luciana Druzina (especialista em cinema de animação). A moderação caberá à produtora e curadora Anna Karina de Carvalho.

O Fórum quer profissionais que trabalham com produção e divulgação do cinema infantil brasileiro para discutir, refletir e propor ações políticas que estimulem e apoiem especificamente a produção de cinema infantil no Brasil. O fórum integra a programação do 45º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO e vai discutir temas como distribuição e produção de filmes infantis no Brasil, eventos e festivais de cinema para publico infantil, formação de publico para o cinema infantil brasileiro, ampliação da produção de filmes infantis no Brasil (paralelos com outros países que tenham alcançado resultados),  mercado dos filmes de animação, bem como novas perspectivas para o aumento de editais específicos voltados ao cinema infantil brasileiro.

Além dos debates, o grupo produzirá um documento consolidando as propostas levantadas no fórum. O texto será entregue à Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, ao MINC, ao MEC e à Presidência da República.

 

 

_________________________________________________________

A 45ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo e coordenação adjunta de Graça Coutinho. O Patrocínio é da Petrobras, Terracap e BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, CCBB e Câmara Legislativa do Distrito Federal. Apoio cultural: TV Brasil, Canal Brasil, Revista de Cinema ITS - Instituto Terceiro Setor, Teatro de Sobradinho e SESC/DF. Realização: Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal.

 

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 - Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br
e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br