PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

notícias

14/08/2012

Memórias Afetivas 50 anos de Cinema na UnB

A Universidade de Brasília (UnB) alcança seu jubileu, completando 50 anos de vida e história. E não poderia deixar de rememorar a fecunda relação que sempre marcou o curso de cinema da UnB, o segundo mais antigo do país, bem como a produção audiovisual da cidade e a realização do mais tradicional festival dedicado ao cinema brasileiro - nascido no palco do auditório Dois Candangos da UnB, na primeira semana do cinema brasileiro. O seminário quer refletir sobre a formação de realizadores, profissionais e pesquisadores do audiovisual, entrecruzando-a com a modernidade de Brasília e a emergência de um cinema novo e nacional que inaugura um olhar singular sobre o interior e a diversidade destes tantos Brasis.

A intenção é sublinhar a relação da universidade com o imaginário da cidade, focando o prisma na narrativa afetiva sobre um lugar - um tempo, um espaço, um fragmento, um momento, um instante. Esse movimento permite e possibilita que os filmes desnudem a alma de uma cidade e de sua universidade em um espaço arquitetônico, um personagem, uma autoria.

Esta coleção de filmes sublinha o fluxo do tempo de forma a atualizar o passado no presente, de maneira a tornar indiscernível qualquer distinção temporal. É esse o propósito dessa iniciativa, que homenageia seus professores, alunos, pesquisadores, servidores e realizadores nesse quase meio século de cinema na UnB, período em que importantes prêmios do cinema foram recebidos pela comunidade universitária em festivais, mostras e jornadas tanto pela competência técnica e capacidade criativa quanto por experimentações de linguagens, gêneros, estéticas e formatos que hibridizam as artes visuais e sonoras com tecnologias de vanguarda, o que muito honra essa instituição inovadora que sempre foi a UnB.

 

MEMÓRIAS AFETIVAS: 50 ANOS DE CINEMA NA UNB
Coordenação:
Profª Drª Tania Montoro

Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação
Linha de Pesquisa Imagem e Som

 

PROGRAMA       

Dia 18 de setembro (terça-feira) - Kubitschek Plaza Hotel - Salão Tiradentes

Mesa 1 - 9h30 às 13h
E como tudo começou - Meio século de cinema na UnB

A mesa reúne professores e alunos que, ao longo dos anos 1960 e 70 fundaram, refundaram e mantiveram o curso de cinema da UnB - legendária e utópica referência para o ensino do   audiovisual, marco da resistência democrática, território da livre expressão e da arte.  Trechos de filmes serão exibidos no início do encontro.

Participantes: Vladimir Carvalho, Fernando Duarte, Marcos Mendes, Geraldo Moraes, Pedro Jorge de Castro e Tizuka Yamazaqui.


Homenagem a José Damata, por sua inestimável contribuição na criação dos cineclubes, bem como na formação de novos públicos, alunos, cinéfilos e cineastas da cidade.

 

Mesa 2 - 14h30 às 16h - Kubitschek Plaza Hotel - Salão Tiradentes

Como tudo continuou - Dos anos 80 aos dias de hoje

A mesa reúne a experiência do curso de cinema, desde a perspectiva de diferentes gerações de ex-alunos até as memórias e vivências afetivas das diferentes fases do curso, dos momentos, fatos, episódios que, durante os anos 70 e 80, conferiram identidade ao cinema da capital.  Trechos de filmes serão exibidos no inicio do encontro.

Participantes: Sérgio Moriconi, Pedro Anísio, João Lanari, Armando Lacerda, Maria do Rosário, Mallú Moraes e João Facó.

Homenagem a Maria Coeli, uma das primeiras alunas da UnB e  professora de artes e cinema da Universidade, pelo trabalho pioneiro e tenaz no registro e docência do audiovisual na cidade.

 

Mesa 3 -16h30 às 18h30 - Kubitschek Plaza Hotel - Salão Tiradentes

A Universidade nas telas da cidade - Nossos alunos, professores e realizadores.   

A mesa reúne a atual geração de professores e ex-alunos, hoje pesquisadores, profissionais e realizadores de projeção nacional, para troca de experiências e perspectivas para o cinema na UnB. Trechos de filmes desses realizadores e trabalhos interativos de professores e alunos serão mostrados no início do encontro.

Professores convidados: Armando Bulcão, Dácia Ibiapina, David Pennington, Denise Moraes, Erica Bauer, Mauro Giuntini, Tânia Montoro, Gustavo Castro, Susana Dobal Jordan.

Ex-alunos convidados: André Carvalheira, André Luís da Cunha, Ardiley Queiroz, Argemiro Neto, Cássio Pereira dos Santos, Daniela Proença, Dirceu Lustosa, Dizo Dal Moro, Erico Cazarre, Felipe Gontijo, José Eduardo Belmonte, Marcelo Díaz, Nôga Ribeiro, Santiago Dellape, Marcela Tamm e Adriana Vasconcelos.

 

Tania Siqueira Montoro
Doutora em Cinema e Televisão pela Universidad Autônoma de Barcelona com pós-doutorado em cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da UnB, coordena a linha de pesquisa Imagem e Som no programa de mestrado e doutorado. Publicou diversos livros e artigos sobre cinema, televisão e cultura contemporânea. Realizadora de audiovisual, participa constantemente de júris, mostras e equipes de seleção de festivais internacionais de cinema. Membro da Socine e coordenadora da pesquisa Imagens Construções e Representações no CNPq.  

 

_________________________________________________________

A 45ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo e coordenação adjunta de Graça Coutinho. O Patrocínio é da Petrobras, Terracap e BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, CCBB e Câmara Legislativa do Distrito Federal. Apoio cultural: TV Brasil, Canal Brasil, Revista de Cinema ITS - Instituto Terceiro Setor, Teatro de Sobradinho e SESC/DF. Realização: Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal.



Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 - Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br
e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br