PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

notícias

20/09/2012

O FASCÍNIO DO CINEMA NO FESTIVALZINHO

 

Alunos carentes da rede pública de ensino do Distrito Federal têm lotado a Sala Martins Penna do Teatro Nacional para assistir a dois programas de curtas de animação e ficção com temática infantil, especialmente dedicados à meninada. É o Festivalzinho, que o 45º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO realiza em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, oferecendo programação gratuita de qualidade para alunos de escolas previamente agendadas. De terça (18) a sexta-feira (21), mais de 1.500 crianças, entre 4 e 9 anos, deverão assistir aos 11 filmes selecionados pela curadoria do festival. 

 

Na manhã desta quinta-feira (20), 351 crianças do Jardim de Infância Casa de Vivência de Planaltina e da Escola Classe 17 de Taguatinga Sul vibraram ao assistir aos filmes da mostra. A maioria dos integrantes da plateia mirim não conhecia o Teatro Nacional. Muitos, sequer tinham vindo ao Plano Piloto. Animados com o passeio ao centro da capital, Glauco Seabra e o colega Luan Víctor, ambos de 8 anos, ficaram encantados ao ver as imagens na telona. Os dois são alunos do turno da tarde do 3º ano do ensino fundamental da Escola Classe 17 de Taguatinga Sul, mas fizeram questão de participar da atividade pela manhã. Já para o pequeno Micael Souza, de 6 anos, que nunca tinha ido à Sala Martins Pena, o que mais chamou atenção foi a trilha sonora: “Gostei da música”, declarou. Valente, acrescentou: “não fiquei com medo do escuro não.” Já Samuel Souza, de 5 anos, que também nunca tinha ido ao Teatro Nacional, se impressionou com a tela gigante; “É diferente da TV. É maior.”, comentou compenetrado.

 

Para a professora do 2º ano do ensino fundamental da Escola Classe 17, Antônia Ferreira da Silva, trazer os alunos para o Festivalzinho é uma experiência muito gratificante. “Dos 28 alunos da turma, 24 compareceram. É bastante!”, comemorou. Já para a professora do 3º ano do Jardim de Infância Casa de Vivência, Ludimila de Farias, o que atraiu a atenção de seus alunos foi a programação extensa: “Eles gostaram da ideia de ver mais de um filme no cinema.”, disse.

 

O Festivalzinho apresenta os filmes Traz outro amigo também, de Frederico Cabral; Menina da chuva, de Rosária; O mistério de boi de mamão, de Luiza Lins; O nordestino e o toque de sua lamparina, de Ítalo Maia, e Campeonato de pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins; O filho do vizinho, de Alex Vidigal; Uma estrela no quintal, de Danielle Divardin; Os caçadores de saci, de Sofia Federico; Feira da fantasia, de Talvanes Moura; Cores e botas, de Juliana Vicente e Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas.

 

Já passaram pela Sala Martins Penna alunos da Zona Rural de Brazlândia e de Santa Maria. Até sexta, escolas do Recanto das Emas e Taguatinga ainda assistirão à mostra. Segundo a coordenadora do Festivalzinho, Edlamar Ribeiro, o passeio à Sala Martins Penna inclui também uma volta por pontos turísticos do Plano Piloto, como a Esplanada dos Ministérios e pelo Palácio da Alvorada. Nos dias 22 e 23, sábado e domingo, a programação será reprisada às 10h e 15h, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. A classificação indicativa é livre.

Texto: Maria Alice Monteiro – Objeto Sim