thumbnail
A ARTE DO RENASCIMENTO - UMA CINEBIOGRAFIA DE SILVIO TENDLER
MOSTRA COMPETITIVA_longa-metragem_documentário

A ARTE DO RENASCIMENTO - UMA CINEBIOGRAFIA DE SILVIO TENDLER

Direção Noilton Nunes
Documentário, cor, digital, 72min, RJ, 2013

Elenco Silvio Tendler, Sergio Santeiro e Sergio Péo

Classificação indicativa Livre

SINOPSE

Em 2010, Silvio Tendler, um dos mais importantes documentaristas da atualidade, sofreu uma grave doença que o deixou tetraplégico. Após delicada operação na medula, foi pacientemente recuperando suas forças, sua vontade viver e de criar. O filme o acompanha desde seus primeiros passos com o aparelho "andador", pelo calçadão de Copacabana, e vai seguindo-o na sua cadeira motorizada, documentando o que conta sobre sua vida e obra. Silvio, um cineasta que cresceu espremido entre os Deuses do Cinema Novo e os diabos da ditadura militar, oferece-nos seu belo exemplo de perseverança e de ser humano que sabe o quanto vale a existência, lembrando-nos o significado de utopia.

CRÉDITOS

Produção executiva Pedro Sol, Regina Abreu e Luís Alencar
Roteiro e trilha sonora Noilton Nunes
Fotografia Vladimir Seixas, Noilton Nunes, Vitor Foguel e Silvania Azevedo
Montagem Luciana Lima e Silvania Azevedo
Som Silvania Azevedo
Direção de arte, cenografia e figurino Fabiana Fersasi
Animação Bruno Chaudiere
Produtora Imagine Filmes

DIRETOR(A)

Noilton Nunes
É diretor, roteirista, diretor de fotografia, montador e produtor. Foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e professor de cinema. Criador dos projetos Que filme é esse, O cineasta do mês, Caravanas euclidianas e das novelas interativas Tela nossa e O amor por princípio. Produziu os longas Ladrões de cinema (1977), de Fernando Campos, e Na boca do mundo (1979), de Antônio Pitanga. Realizou ainda os premiados Leucemia - o filme da anistia (1978), O rei da vela (1983), codireção com José Celso Martinez e merecedor de três Kikitos no Festival de Gramado, Caderneta de campo (1983), Daime Santa Maria (1982), A batalha da Ancinav (2005) e Em busca da terra sem veneno (2011) e Por um mundo mais humano(2011) e Memórias de pedra, cal e humanidades (2013). Atualmente prepara Sigilo eterno, coprodução cinematográfica brasileiro-portuguesa.

ver todos os filmes DATA E
LOCAL DE EXIBIÇÃO

Dia 23, 19h, Cine Brasília
Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia), Espaço Cultural Paulo Autran (Sesc Taguatinga), Teatro do Sesc Gama, Teatro de Sobradinho e Teatro do Guará
Dia 24, 15h, Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro

Tag3 - Desenvolvimento Digital