thumbnail
HEREROS ANGOLA
MOSTRA COMPETITIVA_longa-metragem_documentário

HEREROS ANGOLA

Direção Sergio Guerra
Documentário, cor, digital, 99min, BA, 2013

Classificação indicativa 16 anos

SINOPSE

Hereros Angola é um documentário sobre o grupo étnico do mesmo nome. Habitantes das terras do sudoeste de Angola, África, e provenientes dos povos bantos, os hereros são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos. O filme mostra o conhecimento vivo destes povos, em constante movimento: do nascimento à morte, atravessando os mais importantes aspectos da ancestralidade, que mantêm essa milenar cultura de pé e ganha novos sentidos através da câmera cinematográfica.

CRÉDITOS

Produção executiva Sergio Guerra e João Guerra?
Roteiro Marcelo Luna?
Fotografia Hamilton Oliveira?
Montagem Mariana Valença e Marcelo Luna?
Som Napoleão Cunha?
Direção de arte e animação Renato Barreto?
Trilha sonora e música original Bira Marques?
Produtora Maianga Filmes?

DIRETOR(A)

Sergio Guerra
Fotógrafo, publicitário e produtor cultural, Sérgio Guerra nasceu em Recife em 1961. Morou no Rio de Janeiro e em São Paulo até os anos 80, quando se estabelece em Salvador, cidade onde funda a Link Comunicação e Propaganda, agência da qual foi sócio-diretor por treze anos. Em 1997, começou uma mudança gradual para Angola, a convite do governo angolano, para desenvolver um programa de comunicação para o país. Em 2000, funda em Salvador a Maianga Produções Culturais, empresa que atua em segmentos diversos do mercado cultural. Em 2003, a Maianga aporta também na capital de Angola, consolidando um intercâmbio cultural entre os dois países. Presidente da M’Link de Angola, em suas constantes viagens pelo país africano tornou-se um dos poucos fotógrafos estrangeiros a registrar todas as províncias angolanas ainda em tempos de Guerra. Publicou sete livros que retratam o povo e as belezas de Angola e com este trabalho realizou grandes exposições fotográficas no Brasil, África e Europa. Em 2008 começou um trabalho de registro da cultura e costumes dos povos Hereros, moradores do sul de Angola, este trabalho gerou um livro fotográfico, exposições, um documentário e uma relação que acabou por romper o limite da retina e do retido. Hoje nessa região, existem duas escolas fundadas por Sergio Guerra e os laços afetivos com este povo agora são permanentes e os encontros constantes. 

ver todos os filmes DATA E
LOCAL DE EXIBIÇÃO

Dia 20, 19h, Cine Brasília
Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia), Espaço Cultural Paulo Autran (Sesc Taguatinga), Teatro do Sesc Gama, Teatro de Sobradinho e Teatro do Guará
Dia 21, 14h, Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro

Tag3 - Desenvolvimento Digital