thumbnail
O MESTRE E O DIVINO
MOSTRA COMPETITIVA_longa-metragem_documentário

O MESTRE E O DIVINO

Direção Tiago Campos
Documentário, cor, digital, 83min, PE, 2013

Elenco Adalbert Heide e Divino Tserewahu

Classificação indicativa Livre

SINOPSE

Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahu, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida a seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil.

CRÉDITOS

Produção executiva Vincent Carelli
Fotografia Ernesto de Carvalho
Montagem Amandine Goisbault
Som Nicolas Hallet
Música original Johann Brehmer
Produtora Vídeo nas Aldeias

DIRETOR(A)

Tiago Campos
Natural de Belo Horizonte, cursou antropologia na UnB, onde começou a atuar como documentarista. Em Brasília trabalhou como palhaço e músico na Cia. Mambembrincantes, realizando alguns projetos de documentários experimentais. Em 2005 radicou-se em Olinda-PE, onde fotografou o inacabado curta de ficção O homem que matava sem motivos e começou a trabalhar como professor e técnico no Vídeo nas Aldeias, produtora e escola de cinema para povos indígenas. Em 2008 correalizou com um de seus alunos, Divino Tserewahú, o filme Mulheres Xavante sem nome, menção honrosa no ForumDoc (Festival internacional do filme etnográfico - BH), exibido no Documenta Madrid e no 15th Native American Film Festival (Smithsonian Institute - NY). Como professor, trabalhou em oficinas que resultaram em filmes, como Bicicletas de Nhanderú, merecedor do grande prêmio no FICA - Festival Internacional do Cinema Ambiental e do Cachoeira Doc-BA. Como assistente de montagem, técnico colorista e finalizador, trabalhou, entre outros filmes, no premiado Corumbiara, de Vincent Carelli, ganhador de cinco Kikitos de ouro no Festival de Gramado de 2009, incluindo o de melhor filme.

ver todos os filmes DATA E
LOCAL DE EXIBIÇÃO

Dia 19, 19h, Cine Brasília
Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia), Espaço Cultural Paulo Autran (Sesc Taguatinga), Teatro do Sesc Gama, Teatro de Sobradinho e Teatro do Guará
Dia 20, 15h, Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro

Tag3 - Desenvolvimento Digital