LANÇAMENTO DE EDITAL 2015 SERÁ EM 5 DE MAIO

13.03.2015

O mais antigo e prestigiado festival dedicado ao cinema brasileiro está prestes a anunciar o lançamento do edital para seleção dos filmes que irão concorrer às mostras competitivas em 2015. Sob uma equipe de coordenação e comissão curatorial renovadas, mostras paralelas, diálogos com coproduções internacionais, o 48º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO acontece de 15 a 22 de setembro de 2015, no Cine Brasília.

O evento inaugura o ano contando com a presidência do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, e com uma comissão curatorial composta por nomes de destaque do universo do cinema no DF. Estão juntos o cineasta Renato Barbieri, presidindo a comissão curatorial, e ainda o grande documentarista Vladimir Carvalho, o professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi e o doutor em comunicação Pablo Gonçalo. O Subsecretário de Promoção e Difusão Cultural, Sérgio Fidalgo, retoma a Coordenação Geral, tendo Graça Coutinho como Coordenadora Adjunta.

O 48º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO terá duas mostras competitivas (para curtas e longas-metragens), independente do gênero e da bitola. O evento ainda exibirá mostras paralelas como a Panorama Brasil (projetando títulos inéditos em Brasília) e Continente Compartilhado, dedicada especialmente a apresentar o resultado de coproduções entre Brasil e outros países, com prioridade aos países do continente latino-americano.

Desde a posse do novo Secretário de Cultura, Guilherme Reis, o evento passou a ter um espaço diferenciado dentro da estrutura da Secretaria. A recém-criada Gerência do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será responsável pela elaboração de projetos e acompanhamento do processo de captação de recursos de forma antecipada, obedecendo a um planejamento traçado com, no mínimo, um ano de antecedência.

O lançamento do edital ocorrerá no dia 5 de maio e as inscrições se estenderão até 26 de junho.

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443.8891 e (61) 3242.9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142.0111 - Gioconda Caputo: 8142.0112
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com | www.objetosim.com.br